Aprenda mais

Olá! Seja muito bem vindo ao Blog do Arguile! Nesta página trataremos de diversos assuntos para quem quer aproveitar o máximo de duração e sabor em sua sessão. Para isso, vamos abordar os pontos mais importantes, basta clicar no assunto em que mais se interessa abaixo e tenho certeza que você conseguirá aproveitar o máximo de sua sessão!

Abaixo você encontra tudo sobre Roshs, Arguiles, Fumos, Carvões, Mangueiras e os Acessórios mais úteis.

 

Arguile ou Narguile?

Assim como em todo o mundo o Arguile aqui no Brasil tem várias denominações. A mais usada é Narguile, porém a mais tradicional é Arguile. Temos também suas variações: Narguilé, Narguila e Arguilé. Nos EUA, Oriente e África, é chamado de Hookah, Shisha ou Water Pipe. Sendo que no norte da África é chamado também de Goza. Com a chegada dos Árabes, Sírios, Libaneses etc para o Brasil, cada um foi difundindo a forma que conhecia e que a a pronúncia em Português cabia a eles expressar.

 Menores de idade, Drogas, e Álcool

O Blog do Arguile não recomenda o uso de arguiles por menores de idade já que qualquer tabaco é proibido por lei para os mesmos.
Quanto a drogas, como também é proibido por lei para qualquer indivíduo não recomendamos, além de, principalmente não ter nada a ver com a cultura, já que seguimos a risca. Mesmo pela China ter difundido bastante o arguile mas para se fumar Ópio até 1940. Desde então o arguile não é mais usado para isso.
O uso de arguile com álcool na base ou para acender o carvão também não é nada recomendado já que pode causar acidentes facilmente e pode lhe causar queimaduras.

 

Roshs

Roshs

Rosh como todos sabem, √© a ‚Äúcabe√ßa‚Äù do arguile, onde se coloca o fumo para desfrutar a sess√£o. Ele √© muito importante no funcionamento do arguile, porque h√° v√°rios tipos, cada um com seu tipo de funcionamento. Os 5 principais de hoje em dia: Tradicional, Vortex, Phunnel, Hookah Flip e Flying Saucer. ¬† Rosh √© uma palavra que vem do hebraico, que quer dizer “cabe√ßa”. Aqui no Brasil √© muito conhecido como “fornilho”.

Tradicional

Esse rosh vem com todos os arguiles, tem a furação no fundo e é ai que mora o problema. Com este tipo de furação, o melaço dos fumos escorre por toda a haste e fica na água, deixando a água suja e perdendo o gosto do fumo mais rapidamente, além da queima do fumo com maior rapidez que os outros roshs. Não é recomendado o uso dele, ainda mais com fumos muito molhados/melados.

Rosh Tradicional

Vortex

O Vortex é o rosh mais fácil de se preparar e o que resolve o problema para quase todos os fumos. Ele tem um pino fechado no meio e é todo fechado em baixo, sua entrada de ar são pelas laterais do pino central. São 4 furos próximos ao topo. Desta forma, o melaço não escorre. Mantendo o melaço no rosh, você maximiza a duração e o sabor do fumo. Além disso, o alumínio dificilmente desce e encosta no fumo (se bem preparado), pois o pino central é do mesmo nível do rosh, segurando melhor o peso dos carvões. O fluxo fica um pouco prejudicado em comparação ao Phunnel, mas é um excelente rosh, e não tem muito segredo para preparar nele, basta só dar um espaço entro os furos e o fumo, para não trancar o fluxo. Outra dica é que fumos como o da Fantasia, ainda assim escorre melaço (algumas vezes). Temos também na versão Genie, que é um vortex menor, que cabe menos fumo, assim economizando e sendo aproveitado em sessões mais curtas. Temos outras versões como o Vortex de Metal, e de Pyrex (feito de vidro que aguenta altas temperaturas).

Vortex

Phunnel

O Phunnel foi inventado pelo Eric Hoffman, criador também do fumo Tangiers. Foi inventado para melhorar a duração e sabor deste fumo, pois é um fumo bem diferente dos outros mas o Phunnel acabou ganhando bastante fama pois funciona muito bem com todos os tipos de fumo, assim como o Vortex, mas este veio depois. O Phunnel é um pouco mais complicado de se preparar, pois há de se preocupar bastante com o pino central, que é aberto em cima. Se não esticar direito o aluminio, ele tampa o furo e quase não há fluxo de ar. Sem o fluxo de ar, não há como fumar. Também mantém o melaço no rosh, não deixando escorrer para maximizar o sabor e duração. Temos vários tipos de Phunneis, como: Tangiers (Small, Medium e Large), Chinês, Alien (Mais raso), Chinês Small, Crown Hookahs, Dukhan, entre outros. Esse é o rosh mais recomendado, pois o fluxo fica muito leve (se bem preparado), excelente aproveitamento do sabor e duração. Teoricamente a ordem de “tamanhos” dos phunneis da Tangiers é: Pico < 7ico < Small < Medium < Large *Vários phunnel não foram criados pela Tangiers (Eric Hoffman), por isso não estão na ordem acima. **Pico é um mini phunnel, menor que o conhecido small da tangiers. ***7ico é uma edição limitada, um pouco maior que o pico.

Phunnel

Alien Phunnel

É um Phunnel mais raso e alem de todas as qualidades de um Phunnel ele é para um uso específico: fumos mais resistentes ao calor. Como a sua superfície é menor o calor que o carvão passa é maior, esquenta mais o fumo. Recomendado para maximização de sabor para fumos que aguentam bem o calor. O Alien foi feito para se fumar Tangiers, pois é um fumo que aguenta muito o calor, mas pode-se usar com Nakhla e Fantasia, ou qualquer outra marca de fumo que o tabaco seja resistente ao calor, mas controlando bem. Nunca utilize o Alien para fumos sensíveis, como o Al Fahker, Starbuzz, Social Smoke, etc, pois você irá queimar e desperdiçar seu fumo.

alien

Flying Saucer

Seria uma mistura de Vortex e Phunnel, mas tem a sua particularidade: ele tem com o pino central maior que a borda do Rosh. Com isso, o carvão fica na diagonal, onde não entra em contato com o fumo, consequentemente gerando calor para “cozinhá-lo” sem contato. O Flying Saucer é ótimo, pois queima o fumo gradualmente. É recomendado para fumos que nao aguentam muito o calor, como Al Fakher, também recomendamos com HookaFina, Social Smoke, Starbuzz, ou qualquer outro fumo sensível ao calor. Nunca utilize o Flying Saucer para preparar Tangiers, como é um fumo que necessita de calor, não irá acender direito.

flying-saucer

Hookah Flip

Feito de metal, muito bem trabalhado, e cumpre excelentemente bem a sua função, que é maior duração da sessão e aproveitamento total do fumo. Nele acontece o inverso dos roshs normais, o fumo fica em cima e o carvão embaixo. Com essa colocação, o carvão não tem contato com o aluminio, consequentemente, com o fumo. Com isso, o carvão dura muito mais, devido a esse não contato com o fumo, que é queimado apenas pelo calor gerado pelo carvão. Com 3 Coco Naras, já tive sessão de 1:45h, eu particularmente recomendo esse rosh, cumpre bem a sua função, ótimo para fumar em galera. Mas como tudo tem seu ponto negativo, são eles: Requer muito controle de calor, pois se o carvão entra em contato com o fumo, ele queima muito rápido. Outro detalhe, é que se você para de fumar por alguns minutos, corre o risco dos carvões de coco apagarem. E por último, ter muito cuidado para não se queimar, pois ele esquenta muito.

hookah flip

 

Arguiles

Chines

Os arguiles Chineses em geral tendem a ser menores. Eles são bem mais baratos mas por serem feitos de materias de menor qualidade e mão de obra barata na China. Por serem feitos sem controle nem padrão de qualidade algum, não duram muito e enferrujam com facilidade, além do fluxo ser bem restrito, dificultando a puxada.

arguile-chines

MYA

Os¬†MYA’s¬†s√£o arguiles chineses com qualidade superior, apesar de ser fabricado na China, a mat√©ria prima prov√©m da Europa e do Oriente M√©dio. Vasos mais detalhados s√£o feitos na Rep√∫blica Tcheca. Essa √© uma das mais famosas, se n√£o a mais, marca de Arguile do mundo. A¬†MYA Saray¬†preza muito pela qualidade do produto, o acabamento deles √© o melhor do mercado, impec√°vel. Se voc√™ gosta de um arguile muito bem trabalhado, e com um excelente acabamento, recomendo essa marca. Os MYA tem diferentes “n√≠veis” de qualidade e pre√ßo: Econo, Small/Large e Crystal.

Na quest√£o de fluxo, ele fuma muito melhor que os chineses que encontramos aos montes por ai, mas ainda assim perde para os¬†Eg√≠pcios,¬†mas nada que um “upgrade” nele n√£o resolva.

[/wptabcontent]

Egípcio

Os arguiles Eg√≠pcios s√£o considerados os melhores arguiles produzidos em todo o mundo. Destes, encontramos marcas como:¬†Khalil Mamoon (KM),¬†Magdy Zidan (MZ),¬†Temsah,¬†Caravan¬†e¬†Nammor.¬†Eles podem ser adquiridos em todo o mercado internacional e n√£o s√≥ no Oriente M√©dio. A maioria destes arguiles s√£o de a√ßo, mas alguns deles podem ser feitos de bronze. Eles procuram seguir o mesmo padr√£o do estilo e com formas suaves. A puxada com estes arguiles √© muito f√°cil, e em grande parte voc√™ n√£o faz praticamente esfor√ßo nenhum para puxar, existem 2 furos no cora√ß√£o dele, o que facilita essa puxada. Como s√£o feitos a m√£o, as vezes podem vir com algumas imperfei√ß√µes nas soldas, mas nada que tire o “brilho” de sua beleza. O vaso √© pintado a m√£o em alguns casos tamb√©m vem com imperfei√ß√µes na pintura. Voc√™ deve estar se perguntando, qual dessas marcas fuma melhor?¬†Todos fumam igual, s√≥ muda est√©tica mas a base em que s√£o constru√≠dos √© a mesma.¬†Apenas alguns¬†Nammors¬†de porte pequeno, o fluxo √© mais limitado. O que difere uma marca da outra s√£o os modelos e detalhes, por exemplo, os KM’s s√£o bastante conhecidos, da para reconhecer um s√≥ de bater o olho, modelos famosos como o cl√°ssico¬†Trimetal.

arguile-egipcio

Sírio

Os arguiles Sírios são rivais dos Egípcios em termos de qualidade. A perfeição destes arguiles é algo a ser invejado, Nour, Al Fakher e Al-Nawra são algumas das marcas mais conhecidas dos arguiles Sírios. Engraçado é que as hastes dos arguiles Al Fakher são feitos pela Nour. Estes arguiles são feitos essencialmente de bronze, que dá uma cor meia dourada meia prateada, que se dá com a mistura do níquel. A parte inferior da haste é pouco menor que o normal, mas não tira a funcionalidade e sua grande qualidade é como os Egípicios. Por serem feitos de bronze, de vez em quando devem ser polidos para manter seu brilho original. Os arguiles Sírios também são facilmente reconhecidos por terem gravuras tradicionas, retas com pouco arredondado, nas hastes. Um ponto que deve ser prestado atenção é que, normalmente, são feitos com roshs macho.

Turco

Os arguiles Turcos s√£o como os S√≠rios, mudando somente os desenhos na haste e pintura, muitas vezes vem com um prato grande para colocar entre o vaso e a haste e n√£o possuem respiro. Tamb√©m usam s√≥ rosh macho. Hoje existem somente duas marcas de arguiles Turcos: Elmas e El Nefes. O El Nefes √© uma marca de arguile Turco mais “avan√ßada”, pois adicionou respiro e faz os arguiles com rosh f√™mea, como os Eg√≠pcios e a grande maioria.

arguile-turco

Fumos

Armazenamento

A parte de vital importância para manter o sabor e qualidade do fumo é ter certeza de que ele é armazenado corretamente. Uma caixinha ou lata de fumo recém-aberto, se armazenado corretamente, tem uma vida útil aproximada de 6 meses (se não abrir, 2 anos). Para armazenar corretamente o seus fumos a melhor coisa a fazer é colocá-lo dentro de um Tupperware. Armazene em temperatura ambiente, 23°C, e longe de qualquer luz solar direta. A exposição ao ar e a luz solar vai acelerar o prazo de validade do fumo, secando-a e alterando a sua composição química.

Composição

Composição: Mel, Glicerina, Tabaco e Essência.   O mel usado na produção de fumos para arguile é mais liquefeito (deixa-se mais liquefeito colocando-o em banho-maria ou exposto ao sol). O mel é que dá também o melaço do fumo, e mantém o sabor do fumo quando misturado com a essência. A glicerina (vegetal) é colocada para evitar a queima rápida do tabaco. Porém se colocar em grande quantidade, o fumo ficará muito seco e, se colocar em pouca quantidade, ele queima muito rápido e você começa a salivar mais. O tabaco pode ser produzido em muitas regiões do mundo, há regiões que ele é mais claro, mais escuro, mais forte, menos forte etc. Dependendo do tabaco usado no fumo, ele pode durar mais ou menos pois é mais ou menos sensível ao calor gerado pelo carvão. Tabaco é o nome comum dado às plantas do género Nicotiana. A essência é o que dá o sabor ao fumo, quando misturada com o mel, chamamos de melaço. Normalmente fumos mais melados (menos melaço) duram menos que os mais molhados (mais melaço), mas isso também depende do tabaco usado conforme dito acima. Cada empresa coloca uma quantidade diferente desses itens e usam diferentes tabacos, por isso alguns fumos duram mais e tem diferentes niveis de sabor que outros. Fumo de arguile é o nome dado ao produto final, mas muita gente acaba conhecendo por essência, que é só um item de todo o fumo.

Tipos de tabaco

Lavados, Não-lavados e Herbal. A lavagem é realizada geralmente em uma sala, em água fria. É menos comum, mas também pode-se usar vinagre, como um ácido que neutraliza e dissolve a nicotina muito bem (mas é mais caro). A nicotina é solúvel em água, de modo que a não precise de muitas lavagens quando a água está bem limpa. A porcentagem de nicotina na embalagem, 0,05% de nicotina é o que as empresas utilizam para indicar o tabaco é lavado e 0,5% para os não lavados. Os sabores variam de um fumo lavado para um não-lavado, pois lavado não absorve tanto o sabor no fumo. Já o fumo não lavado tem mais sabor mas pode ter leve gosto de tabaco. Os herbal, são feitos de folhas de chá e assim, não possuem nicotina. Seu gosto também é diferente dos outros, são menos fiéis ao cheiro e ao fumar, parece ser algo quente.

Al Fakher

Fumo facilmente encontrado no Brasil (há importador oficial), tem melaço médio e seu tabaco é sensível ao calor. Ideal preparar em: Phunnel (small, medium, large, dukhan, U.F.O.) ou Vortex (convencional).

Al-Fakher

Nakhla

Fumo facilmente encontrado no Brasil (há importador oficial), quase não tem melaço e seu tabaco é resistente ao calor. Ideal preparar em: Phunnel (pico, 7ico, alien, small, medium, large, dukhan, glaubien, predator, harmony), Vortex (genie, convencional) ou rosh tradicional (barro ou cerâmica).

nakhla

Mizo

Fumo facilmente encontrado no Brasil (há importador oficial), fumo resistente ao calor e seu tabaco é resistente ao calor. Ideal preparar em: Phunnel (pico, 7ico, alien, small, medium, large, dukhan, glaubien, predator, harmony) ou Vortex (genie, convencional).

Nakhla-Mizo

Fantasia

Fumo dificilmente encontrado no Brasil (n√£o h√° importador oficial), resistente ao calor e extremamente melado. Ideal preparar em: Phunnel (pico, 7ico, alien, small, medium, large, dukhan, glaubien, predator, harmony).

fantasia

Fumari

Fumo dificilmente encontrado no Brasil (não há importador oficial), resistente ao calor e extremamente melado. Ideal preparar em: Phunnel (pico, 7ico, alien, small, medium, large, dukhan, glaubien, predator, harmony).

fumari

Starbuzz

Fumo dificilmente encontrado no Brasil (não há importador oficial), pouco resistente ao calor e melaço médio. Ideal preparar em: Phunnel  (small, medium, large, dukhan, ufo) ou Vortex (genie, convencional).

starbuzz

Tangiers

Fumo dificilmente encontrado no Brasil (não há importador oficial), extremamente resistente ao calor e muito melado se bem climatizado. O que é climatização? Climatizar o Tangiers é deixar ele pegar umidade, pois o fumo é enviado sem adição de água, para vir uma pesagem correta. Sendo assim o gosto de tabaco prevalece ao sabor. Como climatizar? Basta tirar o fumo de seu plástico e deixar ele bem aberto (espalhado como um prato, por exemplo) em um lugar úmido.

Não existe um tempo ideal, basta cheirar o fumo e ver se ele está com cheiro de tabaco (se você não sabe o cheiro de tabaco, cheire um Tangiers assim que abrir, terá gosto de tabaco + o sabor que você comprou). A climatização deve ser interrompida quando você cheirar e sumir o cheiro de tabaco e prevalecer o cheiro do sabor. Uma média de tempo de climatização:

Lucid: 12h | Birquq: 12h | Noir: 24h | F-Line; 24h

Quais são as linhas da Tangiers o porquê essa diferenciação?

Lucid é a linha mais fraca, ideal para iniciantes pois o tabaco é lavado, sendo assim contém menos nicotina e praticamente não da tontura.

Birquq é uma linha similar a Lucid, também ideal para iniciantes, o tabaco é lavado (sendo assim, possui as mesmas características da linha Lucid) mas seus sabores são misturas de outros sabores da Tangiers e o sabor é mais presente que os Lucid.

Noir¬†(Significa Preto em Franc√™s, pronuncia-se “no√°”) √© a linha mais forte da Tangiers pois o tabaco n√£o √© lavado, o que cont√©m mais nicotina, e para quem n√£o est√° acostumado com a marca e as vezes com a linha costuma dar tonturas nas primeiras vezes que fuma. O sabor √© um pouco mais presente que as outras linhas.

F-Line é uma linha similar a Noir só que é cafeinada, o que gera mais tontura.

Ideal preparar em: Phunnel (pico, 7ico, alien, small, medium, large, dukhan, glaubien, predator, harmony)

tangiers

Carvões

Coco

São chamados carvões de coco, os carvões naturais feitos a partir da casca do coco. Este tipo de carvão é o mais ecologicamente correto, pois nenhuma árvore é derrubada para produzi-o. Os carvões de coco fazem mais calor, não exalam cheiro nem dão gosto no fumo. A duração média destes carvões é de pouco mais de 1 hora e com poucas cinzas. A maioria dos carvões de coco começam com a palavra coco ou tem um coco na caixa. O Coco Nara foi o pioneiro na fabricação deste carvão. Marcas mais famosas: Coco Nara, Coco King*, Coco Beast*, Coco Mazaya, Coco Jamra, Eco Nara, Chronic, Gaya, Exotica e Al Fakher Charcoals. *Somente comercializados no Brasil *Atenção! Não recomendamos o uso de alcool ou qualquer meio inflamável para  o acendimento do carvão, recomendamos o uso de  fogareiros elétricos (veja em acessórios).

coco-nara

Madeira

Os carvões de madeira são uma boa alternativa para quem não tem acesso aos carvões de Coco, pois tem uma duração intermediária, exalam pouco cheiro e dão pouco gosto no fumo mas fazem bastante cinzas. A marca mais conhecida é o Abo Alabed (também conhecido como Al Ajdad em alguns lugares), mas existe também o carvão Romman que é vendido nos EUA que é feito da madeira do limoeiro.

abo-alabed

Pastilha e Prata

O carv√£o de p√≥lvora na realidade √© n√£o √© usado p√≥lvora e sim uma mistura de 3 nitratos que d√£o a combust√£o, mas pelo efeito ser semelhante a p√≥lvora o nome “Carv√£o de P√≥lvora” pegou. A p√≥lvora s√≥ pode ser utilizada pelo ex√©rcito e seu uso √© controlado. Existem carv√µes de p√≥lvora (e sem p√≥lvora, mas no mesmo formato de pastilha) de boa qualidade, mas todos¬†eles d√£o gosto na hora de fumar e isso inclui os prata tamb√©m. Uns mais e outros menos, por isso estes s√£o carv√µes menos recomendados, voc√™ n√£o vai aproveitar todo o sabor do fumo pois o gosto do carv√£o vai interferir. carvao-pratacarvao-pastilha

                 

Controle de Calor

http://www.youtube.com/watch?v=8FkmSdvqDOE

Mangueiras

Lav√°veis

Como já diz o nome, as mangueiras laváveis podem ser lavadas com água (evite produtos químicos, como detergente, sabão, etc.). Devido a isso, sua vida útil se torna muito maior comparada as demais, já que alguns fumos deixam o gosto na mangueira, é isso pode atrapalhar as próximas sessões. Além de que, por não ter nenhum tipo de metal no seu revestimento interno, não enferruja e não solta resíduos e as que tem o metal, são revestidas por algo parecido com plástico para evitar a ferrugem e fuligem.

N√£o lav√°veis

A maioria dos arguiles vem com esse tipo de mangueira, desde os chineses até mesmo os Khalil Mamoon, essas porém, fumam melhor devido principalmente ao maior diâmetro. O principal ponto é que que são revestidas internamente por um arame espiralado que com o tempo acaba enferrujando devido ao vapor d’água e podem chegar a soltar fuligens. Além disso, os fumos com sabor mais fortes, impregnam e modificam o gosto dos demais na hora de fumar.

KM Beast

É uma mangueira lavável e tem um dos melhores fluxos já vistos, pois seu diâmetro é de 14mm que chega a ser entre 4 e 6mm maior que as outras.

km-beast

Thunder Hose Pro

Mangueira lavável e produzia 100% no Brasil, até agora a única mangueira de qualidade produzida aqui, chega a bater de frente com a mangueira KM Beast no quesito fluxo , porém com um acabamento visivelmente melhor.

thunder-pro

Fancy Hose e similares

Comum design totalmente diferente das demais, as mangueiras Fancy e similares, tem um design bem simplista, porém muito funcional. Sem duvidas o melhor custo/beneficio do mercado, sua puxada é muito leve e o fluxo de fumaça proporcionado é excelente. Único ponto negativo é que por ser toda de plástico, racha com tempo e pode queimar se cair alguma cinza do carvão.

fancy-hose

Nammor e similares

…Narbish, Razan, Caravan, Nogoon, Zahlewi¬†e Infinity. Todas seguem a mesma linha: interior de pl√°stico, di√¢metro que proporciona uma puxada mais leve, consequentemente, uma quantidade maior de fuma√ßa, extremidades em acr√≠lico, al√©m de um belo design.

nammor

Chinesas

Geralmente tem as ponteiras de madeira e di√¢metro pequeno, dificultando muito o fluxo.

mangueira-chinesa

MYA

As mangueiras MYA n√£o s√£o lav√°veis e tem o mesmo di√¢metro das mangueiras Chinesas.

mangueira-mya

MYA Freeze

Possui uma cápsula de gel que deve ser congelada para refrescar a fumaça, porém dura pouco e não gela tanto como os acessórios Mystique e Soguk. Seu fluxo é o mesmo das mangueiras MYA e Chinesas.

mangueira_mya_freeze

Acessórios

Fogareiro Elétrico

Para que fuma com carvões de Coco ou Natural, este é acessório é essencial, pois acende muito mais rápido seu carvão, não sujar onde for manusear e poder transportar. Recomendamos o blindado (primeira foto) pois a resistência não quebra.

fogareiro

 

Piteiras de Gelo

Hoje temos duas piteiras de gelo, a primeira lançada foi a Mystique que inovou a mangueira MYA Freeze e trouxe para nós só a piteira que vai direto no congelador e tem a duração de 40minutos, porém perde um pouco do gosto do fumo, e seus saquinhos com glicerina (para gelar) ficam no meio da piteira, obstruindo um pouco a passagem da fumaça. Ideal para fumar Menta.

mystique-ice-hose-tip

 Depois surgiu a Soguk, uma Mystique melhorada que não tira o gosto do fumo, não obstrui a passagem da fumaça e tem a duração de 1h30. Ideal para fumar qualquer fumo que quiser, pois não perde quase nada do gosto do fumo.

soguk

Lotus

Feito pela Kaloud, é feito de metal e não é necessário colocar aluminio no rosh, bastando apenas colocar o fumo no rosh de sua preferência, colocar o Kaloud e o carvão em cima. O carvão esquenta o metal  que esquenta o fumo, sendo assim, o tabaco é cozinhado aos poucos, gerando uma sessão mais duradoura e saborosa, principalmente para fumos mais sensíveis.

kaloud-lotus

© Copyright 2017 - Blog do Arguile - Todos os direitos reservados Joe Black